Coração de Pinguim é uma história de amor incondicional, de aceitação de tudo o que não podemos mudar, de empatia e de superação.
A ideia surgiu de duas motivações: o visionamento do documentário francês «A Marcha dos Pinguins» e a postura serena, complacente e capaz de sacrificar a própria vida de uma aluna de 1.º ano perante a iminência da morte da mãe (que veio a acontecer pouco tempo depois), vítima de doença oncológica.
Vigo é um pai pinguim que fica em terra a proteger o seu ovo, enquanto a mãe vai ao mar buscar alimentos. É surpreendido por uma foca-leopardo, que pretende apenas fazer cumprir a cadeia alimentar. Vigo nunca se tinha visto naquela situação, mas compreende a sua condição de presa. Porém, pelo amor que tem à sua cria, propõe à foca que o deixe encontrar quem lhe tome conta do ovo antes de servir de alimento, para que o pequeno não fique, depois, ali exposto ao frio e à inevitável morte. A foca aceita, mas dá-lhe apenas dois dias para o fazer, o equivalente ao tempo que antecede a Longa Noite da Antártida...